quinta-feira, 7 de abril de 2011

Restaurante Popular de Ananindeua já está reaberto

Após um rápido período de manutenções, o Restaurante Popular de Ananindeua volta a funcionar hoje (28). De acordo com a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, responsável pelo estabelecimento, a manutenção é para melhor atender a população do município, já que no dia 16 de abril o restaurante completa um ano de funcionamento. Segundo a secretaria o prédio recebeu supervisão dos maquinários, readequação do espaço, troca de equipamentos da cozinha, e manutenção em toda parte elétrica.

O restaurante funciona das 11h às 14h, com a capacidade de servir 1.500 refeições diariamente com o preço de R$ 2,00 contando também com o serviço de fornecimento de marmitas por apenas R$ 2,50, onde cada pessoa pode levar até duas refeições, uma medida para evitar que o produto seja comercializado novamente por terceiros. O Restaurante Popular de Ananindeua oferece refeições nutricionalmente balanceadas, a preços populares, em condições sanitárias adequadas.

Fonte: www.ananindeua.pa.gov.br

Ananindeua ganha Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI) do município, o terceiro do Estado.
O novo CAPSI atenderá crianças e adolescentes com idade entre 0 e 17 anos, com serviço especializado em saúde mental. O centro trabalhará com ações curativas e preventivas, com capacidade para atender 25 pacientes por dia, a fim de proporcionar a reinserção social e estimular a autonomia, melhorando a qualidade de vida dos usuários e de suas famílias.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da promotora da Infância e da Adolescência, dra. Viviane Veras, e do prefeito Helder Barbalho que falou de sua satisfação em inaugurar uma unidade de extrema importância para o município. “Este Centro é mais um passo que Ananindeua dá para sua total independência. A partir de agora, a população não precisará mais ir até Belém para ser atendida e terá mais conforto e qualidade no atendimento especializado. Temos a missão de cuidar dessas crianças e adolescentes, melhorando a vida de cada um que buscar atendimento em nosso município”, ressaltou Helder.
O centro contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, fonoaudiólogos, educadores entre outros. Além de espaço que comporta consultórios, sala de atendimento individual e em grupo, espaço de recreação, salas para oficinas terapêuticas, ludoterapia e refeitório.
Para dona de casa Suzy Miranda, que há três anos levava sua filha para ser atendida em Belém, o CAPSI traz esperança de poder dar à menina mais conforto em seu tratamento. “Aqui vamos ter toda a qualidade de que precisamos no atendimento para nossos filhos. Fiquei muito satisfeita com esta unidade. Além de atenderem as crianças, teremos também todo o acompanhamento familiar”, disse a dona de casa.
Atualmente, Ananindeua possui um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que atende adultos com transtorno mental, severo e persistente. A secretária de Saúde do município, Margarida Nassar, aproveitou a ocasião para anunciar que até o final do primeiro semestre novas unidades de saúde serão inauguradas.
Serviço: O CAPSi fica localizado na Rua da Pedreirinha, passagem Rio Branco, no bairro da Guanabara.

Fonte: www.ananindeua.pa.gov.br

Ananindeua capacita moradores de Água Lindas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ananindeua reuniu, na manhã dessa quinta-feira (31), moradores e lideranças comunitárias do bairro de Águas Lindas para apresentar o programa Cidadão Empreendedor, desenvolvido no município. O programa, que é único na região metropolitana, beneficia micros e pequenos empreendedores com linhas de crédito liberadas através do Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD) de Ananindeua, além de parcerias com o Governo do Estado, por meio do Credpará (Banpará), e com o Banco do Brasil, por meio do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).

“O público alvo da reunião são os moradores de Águas Lindas que serão remanejados em função de uma determinação do Ministério Público, da área onde está localizado o Aterro Sanitário do bairro. Vamos promover a capacitação desses moradores para que eles possam trabalhar visando o seu próprio sustento. Nós, enquanto poder público, não podemos deixar dar subsídios para que isso aconteça”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ananindeua, Reginaldo Ferreira. A reunião contou com a presença de cerca de 50 pessoas entre moradores e representantes de associações que debateram os benefícios do programa.

“Eu vim, justamente, para saber se a Prefeitura nos ajudaria e confesso que fiquei surpresa com tudo o que ouvi. Esse programa é fantástico. A Prefeitura ta dando a oportunidade, então só fica sem trabalhar quem quiser. Entendi tudo o que foi explicado e o melhor de tudo é que o programa é nosso, aqui de Ananindeua. Em nenhum outro lugar nós teríamos todo esse apoio que a Prefeitura está dando. Nós só temos a agradecer ao secretário Reginaldo e ao Prefeito Helder Barbalho”, afirmou Ester Rodrigues, presidente da Associação de Moradores da rua Celestino Rocha e Adjacências (AMCRA), de Águas Lindas.

O próprio secretário Reginaldo Ferreira ministrou uma palestra onde foram explicadas as etapas do Cidadão Empreendedor, destacando os objetivos, valores, direitos e deveres daqueles que optarem em fazer parte do Programa. “Eu queria que todos os moradores de Águas Lindas estivessem aqui para terem esclarecidas suas dúvidas, como as que eu tinha. A Prefeitura está dando o peixe e ainda está ensinando a pescar, só não aprende quem não quer”, disse Adão Pantoja, diretor da AMCRA.

Fonte: www.ananindeua.pa.gov.br

IEGA forma mais quatro turmas de servidores

75 servidores municipais foram certificados na última sexta-feira (1) pelo Instituto Escola de Governo de Ananindeua (IEGA). Eles participaram dos cursos de Formatação de Projetos para Captação de Recursos, Gramática Aplicada à Revisão de Textos, Gestão de Contratos na Administração Pública e Planejamento, Elaboração e Execução Orçamentária, promovidos pelo Instituto. Cada curso teve 40 horas de formação e foi ministrado por Mestres, Doutores e Especialistas nas áreas. Antes da certificação, os alunos do Curso de Formatação de Projetos para Captação de Recursos fizeram a defesa dos trabalhos elaborados.

“Toda formação ou capacitação é muito importante para o desempenho das nossas funções nas secretarias. Mas isso é, principalmente, importante para a vida profissional e pessoal de cada um de nós. É uma formação gratuita e de qualidade”, afirmou Fábio Valério, um dos alunos do Curso de Formatação de Projetos.

O Instituto Escola de Governo foi criado em 2007, com o objetivo propor diretrizes e políticas para formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento dos servidores e gestores públicos, a fim de elevar o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados aos cidadãos. “Os cursos oferecidos aqui são gratuitos e ministrados com qualidade e por profissionais, extremamente, qualificados. A cada turma que se forma, temos uma grata sensação de dever cumprido. Todos estão de parabéns pelo esforço, empenho e dedicação com que fizeram o curso”, destacou Flávio Vasconcelos, diretor geral do IEGA.

Fonte: www.ananindeua.pa.gov.br

Conselho Tutelar II muda de endereço

A partir desta sexta-feira (08), o Conselho Tutelar II de Ananindeua passa a funcionar no Conjunto Cidade Nova VI, WE: 96 nº977. A mudança tem como objetivo melhorar a prestação dos serviços à comunidade com espaço e estrutura mais adequada.

Funcap inaugura biblioteca em Ananindeua

A leitura é força que transforma, fortalece e aumenta possibilidades de crescimento do ser humano. Assim definiu a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap), Ana Célia Cruz, na inauguração do espaço Umanizzare, na manhã desta quinta-feira (31), no Apoena, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

A biblioteca dispõe de três mil volumes em seu acervo, das mais diversas áreas do conhecimento. O espaço também servirá para produção textual, que será desenvolvida com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação, a fim de estimular a escrita e a criatividade dos jovens. "Um dos nossos objetivos é promover o exercicio da escrita entre os adolescentes e seus familiares, para a troca de cartas, visando a afetividade entre eles. Vamos promover concursos de poesias para descobrirmos talentos", conta Eliana Ercília, gerente do Apoena.

Ela acrescenta que no espaço também serão realizadas oficinas sociopedagógicas, como a reciclagem de papel e encadernação, e que servirá de referência em pesquisa no atendimento socioeducativo. Os volumes da biblioteca Umanizzare foram adquiridos em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), a Biblioteca Arthur Vianna, do Centur, e do Arquivo Público de Belém.

Espaço Umanizzare é o projeto de incentivo à leitura, aberto a socioeducandos, servidores da instituição e à comunidade em geral, instalado no Apoena, unidade da Fundação que concentra as atividades de esporte, cultura e lazer, desenvolvidas com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Funcap. Está aberto aos usuários, de segunda à quinta-feira, de 9h às 11h, e de 13h às 15h, em Ananindeua. Telefone: 3255-8761

Rui Pena - Ascom Funcap

Fonte: Agência Pará

Prestação de Contas é tema de palestra em Ananindeua

Diretores de Escolas Municipais e técnicos da Secretaria de Educação de Ananindeua participaram, nessa quarta-feira (06), de um ciclo de palestras promovido pela Promotoria Pública e o Tribunal de Contas do Município. O evento foi realizado no auditório da Secretaria, com o objetivo de mostrar o papel do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Município (TCM) no setor educacional.

“Não somos vilões e nem queremos prejudicar ninguém, porém temos a função de fazer com que tudo relacionado à educação seja administrado de maneira transparente e eficaz. Em Ananindeua ainda não foi encontrada nenhuma irregularidade capaz de comprometer o andamento das atividades escolares”, afirmou Dra. Patrícia Araújo, Promotora Pública.

As palestras ministradas tiveram o objetivo de esclarecer dúvidas que alguns diretores de escolas tinham com relação às atribuições dos Promotores e Auditores no âmbito educacional, e a ocasião deu oportunidade de esclarecer as prestações de contas nos gastos dos recursos do Governo Federal destinados à Educação que são repassados anualmente ao município.

Os Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que descentralizou o repasse de verbas aos municípios, e Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que garante o desenvolvimento do setor no país, tentando erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais e regionais e garantir o bem estar de todos.

Durante o evento foram mostrados os dados referentes aos estudos feitos em vários municípios do Estado e de acordo com o auditor Alcimar Lobato do Tribunal de Contas dos Municípios “a obrigação de prestar contas de tudo o que foi gasto com educação é única e intransferível, devendo fazer parte da agenda anual de cada diretor de escola municipal. O não cumprimento dessa determinação acarreta prejuízos para o município e seu gestor, que responderá a processo como pessoa física, podendo resultar até na sua inelegibilidade” explicou o auditor.

Debateu-se, ainda, a questão do piso salarial nacional dos profissionais da educação, previsto em lei. Mesmo Ananindeua tendo, hoje, um piso salarial superior ao estabelecido nacionalmente.

De acordo com o representante do TCM todo gestor municipal deve aplicar, por lei, 25% dos recursos do município no Setor Educacional, e ficou surpreso ao saber que, em 2010, o município investiu 31% de seus recursos no setor educacional. “Ananindeua está de parabéns pelos resultados que vem apresentando nesse setor. A preocupação com a educação no município é visível. Os investimentos em ampliação, reforma e construção de escolas serve de exemplo aos demais municípios da região metropolitana”, concluiu Alcimar Lobato.

“A educação sempre foi e continuará sendo uma das prioridades da Prefeitura. Para isso, precisamos que todos se empenhem para um resultado satisfatório na prestação de contas anual. Todos nós temos o compromisso com a população. Precisamos agir com transparência e seriedade, lembrando de prestar um serviço eficiente e de qualidade à população”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Elieth Braga.
Fonte: http://www.ananindeua.pa.gov.br

Ananindeua pede apoio à Eletronorte para prolongamento da Independência

O prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, esteve reunido na última terça-feira (05) com o diretor de Gestão Corporativa da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A (Eletronorte), Tito Cardoso de Oliveira Neto, para pedir apoio à elaboração do projeto básico e executivo do prolongamento da avenida Independência, no trecho que vai do bairro do 40 Horas até a rodovia BR-316. A obra, que abarcará 8 quilômetros da avenida, seguirá o mesmo traçado do linhão da concessionária em Ananindeua.

Segundo o prefeito, somente para a elaboração deste projeto são estimados investimentos na ordem de R$ 3 milhões, um custo considerado elevado para a realidade local. “Procuramos a Eletronorte por entendermos que a concessionária pode ser parceira no desenvolvimento de nosso município. Milhares de pessoas serão beneficiadas com essa obra e o ponto de partida é a elaboração desse projeto”, relata Helder Barbalho.

No projeto, constará todo detalhamento da obra, desde as intervenções que serão necessárias, a exemplo de desapropriações e a construção de pontes, até os custos para sua execução. Com o prolongamento da Independência, além de se criar uma alternativa para o escoamento do tráfego intenso da rodovia Br-316, haverá a interligação de cinco bairros de Ananindeua, no caso, o 40 Horas, Paar, Icuí, Curuçambá e Distrito Industrial, beneficiando cerca de 150 mil pessoas. A nova via também beneficiará os cerca de 85 mil moradores do conjunto Cidade Nova.

“A ampliação da Independência é uma necessidade não só de Ananindeua, mas de toda a Região Metropolitana. Com o projeto executivo pronto, buscaremos outras parcerias para a realização da obra”, disse o prefeito de Ananindeua. A intenção é que a Eletronorte doe o projeto para a Prefeitura Municipal depois de elaborado. De posse do projeto, a prefeitura irá buscar a parceria dos governos Federal e do Estado, através do Ministério das Cidades e Secretaria Estadual de Transportes, para que o prolongamento da Independência saia do papel.
Fonte: http://www.ananindeua.pa.gov.br

Ananindeua: Granja do Icuí vai abrigar campi da UFPA, IFPA e UEPA

Uma reunião entre a bancada federal do Pará com o ministro da Educação, Fernando Haddad e como o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, selou o compromisso de criação dos novos campi da Universidade Federal do Pará no Sul e Sudeste do Estado e no município de Ananindeua.

O prefeito de Ananindeua, juntamente com o reitor da UFPA Carlos Maneschy, informaram ao secretário Luiz Cláudio Costa que o terreno da Granja do Icuí, onde será instalado o novo campus da universidade, será doado pelo governo do Estado para o município. Helder Barbalho entregou o documento ao secretário comunicando que, nos próximos dias o governador Simão Jatene deverá assinar a mensagem para a Assembléia Legislativa propondo a doação. “É sem dúvida um dos projetos mais importantes que a cidade pode vira a ter”, destacou o prefeito de Ananindeua.

No terreno o governo municipal de Ananindeua, propõem a instalação do campus do IFPA, UFPA e da UEPA. A área já foi visitada pelas instituições. Já estão sendo feitas as projeções pelas instituições no terreno. A deputada Elcione Barbalho, que também participou da reunião no Ministério, destinou 1 milhão de reais para iniciar a construção do campus da UEPA no local.

O IFPA já solicitou do MEC recursos para construção do campus de Ananindeua e o Ministério já aprovou. A ampliação da Universidade Federal do Pará para Ananindeua, como já proposto no plano de expansão da instituição, já foi aceito pelo MEC no final de 2010.

De acordo com o Ministério, até o final da primeira quinzena de abril será finalizado o projeto de lei do Executivo determinando a criação da Universidade e definindo o plano de cargos e salários.

Pela bancada do Pará estavam os senadores Flexa Ribeiro (PSDB) e Marinor Brito (PSOL), além da deputada federal Elcione Barbalho (PMDB) e dos deputados Zequinha Marinho (PSC), Arnaldo Jordy (PPS), Luís Otávio (PMDB), Zé Geraldo ( PT), Cláudio Puty (PT) e Miriquinho Batista (PT). Presentes também os prefeitos de Marabá, Maurino Magalhães e de Xinguara, David Passos.

FONTE: http://www.elcione.com

Pará terá cobertura de Banda Larga maior e melhor

Ampliar a cobertura da banda larga para todo o Pará. Este é o principal objetivo do termo de cooperação para a implementação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e do projeto Pará Conectado nos municípios paraenses, assinado ontem, em Brasília, entre a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) e Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebrás).

O Pará Conectado é um novo conceito da Famep que cria um consórcio público com participação de todos os 143 municípios, Governo do Estado, em parceria com a Telebrás e com uma operadora que será definida pelo consórcio. O objetivo é chegar ao final de 2014 com todos os municípios conectados entre si e atendidos dentro do conceito de Cidades Digitais.

Este conceito significa disponibilizar diversas cidades com serviços como: telemedicina, telecursos, serviços de telefonia fixa IP, internet banda larga, vigilância eletrônica nas cidades e instituições; entre outros serviços.

O termo permitirá o desenvolvimento de projetos conjuntos para a expansão de infraestrutura de telecomunicação e ampliação dos serviços de governo eletrônico, a integração e o compartilhamento dos serviços de rede digital entre os demais Estados da Federação e do Governo Federal para a utilização desses recursos e o fortalecimento e criação de alternativas de pontos de troca de tráfego estaduais.

A articulação da Famep teve início em agosto do ano passado, logo após o anúncio do Governo Federal das 100 primeiras cidades brasileiras beneficiadas com a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Na lista não constava nenhuma cidade do Norte do Brasil. A Famep, então, passou a dialogar com a Telebrás, resultando na assinatura deste termo de cooperação técnica.

O termo foi assinado pelo presidente da Famep, Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, e pelo presidente da Telebrás, Rogério Santanna dos Santos. Durante a reunião de trabalho, na sede da empresa Telebrás, em Brasília, foram ressaltadas as desigualdades regionais e as dificuldades que o Pará enfrenta na área da infraestrutura de telecomunicação.

“É no Estado do Pará que a Telebrás vai cumprir o papel para o qual ela foi criada, ou seja, oferecer os modernos serviços de telecomunicação para o interior do Brasil e da Amazônia, onde as dificuldades são enormes. É nosso objetivo, até o final de 2014, ter todo o Estado do Pará interligado”, comemorou o prefeito Helder.

O presidente da Telebrás reforçou o compromisso da empresa com o seu papel de diminuir as desigualdades no país. Segundo Rogério Santanna, além de proporcionar uma operação mais eficiente entre um conjunto maior de municípios, a Telebrás pretende também oferecer produtos que ajudem na gestão dos municípios. “Temos uma grande quantidade de softwares livres que vamos disponibilizar para as prefeituras para contribuir na melhoria da gestão”, acentuou o presidente da Telebrás.

Durante o encontro, que contou também com as presenças da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA); dos prefeitos de Moju, Iran Lima; de Portel, Pedro Barbosa; e do consultor e coordenador do projeto Cidades Digitais, da Famep, Enok Soares, Helder Barbalho ressaltou que a iniciativa da Famep antecipa a participação dos municípios paraenses no Programa Nacional de Banda Larga.

CIDADES DIGITAIS

Este conceito significa disponibilizar diversas cidades com serviços como: telemedicina, telecursos, serviços de telefonia fixa IP, internet banda larga, vigilância eletrônica nas cidades e instituições; entre outros serviços.

Governo do Estado é convidado para parceria

Para a deputada federal Elcione Barbalho, as desigualdades regionais devem ser atacadas de todas as formas.

“Meu papel como parlamentar é o de parabenizar a iniciativa da Famep e o papel social que a Telebrás passa a exercer na região amazônica, que é o papel que toda empresa brasileira deveria exercer. É o que sempre digo: o Pará e a Amazônia são um Brasil que o Brasil desconhece e são ações como essas que ajudam a fortalecer o papel do Estado brasileiro na região”, destacou.

A Famep convidou o Governo do Estado para fazer parte da iniciativa através do Navega Pará, programa de inclusão digital do governo estadual. A ideia é que os projetos que serão feitos em parceria com a Telebrás envolvam, ainda, a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).
Fonte: www.diariodopara.diarioonline.com.br